quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sua Esposa e o Mundo


Um filme aparentemente monótono, cujo desenrolar da estória vai eliminando das cadeiras de cinema um a um, o espectador preguiçoso e não habituado a diálogos enormes, vulgares e chafurdados do ideal norte-americano apresentados de maneira inteligente. Com a temática principal puramente politica, a obra “Sua Esposa e o Mundo” (State of the Union) de Frank Capra, oferece e vende seu peixe sem qualquer cerimonia. Repleto de pequenas tiradas de humor ingênuo, e de falas vulgares onde toda caipirice dos primórdios da sociedade norte-americana despenca e segue reconfigurando o cavalgar da narrativa a cada momento.

A obra-prima do cinema clássico melodramático, espetaculoso em toda sua forma, nos trás a vida dos bastidores da politica norte-americana. Um magnata da indústria aeronáutica é escolhido pela fatia detentora do Quarto Poder para ser um possível candidato à presidência da república. O indicado, porém, serve de joguete entre a paixão de duas mulheres: “Mary Matthews” (Katharine Hepburn), arquétipo mais do que batido e idiotizado da mulher-pura-esposa-do-lar; no outro extremo da corda “Kay Thorndyke” (Angela Lansbury) – a rara exceção figurativa para aquela época – da mulher poderosa-inteligente-fria-calculista de personalidade contida e avassaladoramente forte, que usa suas capacidades mentais em prol de seus interesses e ideais; e a corda entre as duas mulheres, literalmente representada pelo empresário ambíguo “Grant Matthews” (Spencer Tracy), também o arquétipo do homem esperto que venceu na vida oscilando na balança valores éticos e outros subversivos, que na verdade não passa de um joguete testa-de-ferro dos interesses velados de todos que o ajudam na sua candidatura.

Esta produção de 1948 é um exemplo bem claro e direto do que foi e ainda é a politica do País “dono do mundo”. Cenas de acordos partidários e encenações comportamentais mostradas e plantadas pela mídia televisiva e impressa dão um sabor todo especial aos takes. Em contrapartida, em outra camada abordada pelo filme observa-se veladamente a perpetuação dos valores morais e dos bons costumes cristãos dos “bem-nascidos”: os pobres pobres e sem voz, e os ricos ricos sem escrúpulos articulando-se em comunas reuniões sociais de bebedeira, comilança e ostentação cujo teor da conversa é sempre a mesma: poder! O clássico aspecto maniqueísta tão comum em Frank Capra.

Para dar uma pequena virada na monotonia dos imensos diálogos-ideológicos, Capra se utiliza de um bom jogo. Dispõe de uma competição aérea entre alguns aviadores e a comitiva de “Grant Matthews”, ambas aeronaves estão milagrosamente lado a lado nos céus. “Grant” é levado a um desafio. Particularmente foi a parte do filme que eu mais gostei, entretanto, até mesmo essa competição aérea aparece como representatividade da corrida pelo poder, nada mais brilhante do que utilizar a espetacularidade de um jogo entre aviões (o poderio bélico veladamente manipulado através de uma suposta brincadeira), artificio visual utilizado para ressaltar a grandiosidade corrida pela presidência da republica dos Estados Unidos entre o partido dos Democratas e Republicanos.

“Sua Esposa e o Mundo” ainda deixa escapar um ar da estratégia punk, as próprias ferramentas utilizadas pelos que governam para perpetuar o status quo é utilizada pelo protagonista visando denunciá-la. Todo o circo armado na casa dos Matthews aparece como uma oportunidade de denuncia (ou não, dependendo do grau de compreensão, informação e nível de engajamento do espectador sobre questões de politicagem internacional e história das nações). No mais surrado final feliz, estilo “o Bem vence o Mal”, até que se prove o contrário... o filme serve de consolo. Mediante as temáticas e recursos de cena utilizados, os filmes de Frank Capra não são para qualquer espectador, entretanto o publico comum com um pouco de boa vontade e paciência pode abstrair o óbvio de suas obras.


Katiuscia de Sá
27 de outubro de 2011
__________________________________

“Sua Esposa e o Mundo”
- FICHA TÉCNICA -

Título Original: State of the Union
Ano: 1948
País: EUA
Gênero: Comédia Drama
Duração: 124min
Direção e Produção: Frank Capra
Roteiro: Howard Lindsay e Russel Crouse
Fotografia: George J. Folsey
Música: Victor Young
Elenco:
Spencer Tracy --- Grant Matthews
Katharine Hepburn --- Mary Matthews
Van Johnson --- 'Spike' McManus
Angela Lansbury --- Kay Thorndyke
Adolphe Menjou --- Jim Conover
Lewis Stone --- Sam Thorndyke
Howard Smith --- Sam I. Parrish
Charles Dingle --- Bill Nolard Hardy
Maidel Turner --- Lulubelle Alexander
Raymond Walburn --- Judge Alexander
Margaret Hamilton --- Norah
Art Baker --- Leith - Radio Announcer
Pierre Watkin --- Senator Ed Lauterback
Florence Auer --- Grace Orval Draper
Irving Bacon --- Buck Swanson


Nenhum comentário:

Postar um comentário